
Dia Europeu das Línguas, 26 de Setembro de 2009
Comunicado de Imprensa do Conselho da Europa
“Falar com outras pessoas na sua própria língua ajuda a ultrapassar barreiras linguísticas e culturais”, afirmou a coordenadora do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural, Gabriella Battaini-Dragoni, por ocasião da 9.ª edição do Dia Europeu das Línguas. “Aprender línguas estimula a nossa sensibilidade para culturas diferentes, podendo contribuir para nos distanciarmos e olharmos a nossa própria cultura de uma outra perspectiva.”
Battaini-Dragoni lembrou que o Livro Branco do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural ‘Viver juntos – iguais em dignidade’ sublinha a importância da aprendizagem de línguas como um meio de desenvolver a curiosidade e a abertura ao Outro, evitando os estereótipos e descobrindo como pode ser enriquecedora a interacção com os outros.
A compreensão intercultural é a base para um diálogo profícuo.
O Dia Europeu das Línguas foi instituído pelo Conselho da Europa em 2001, Ano Europeu das Línguas, para celebrar a diversidade linguística e cultural. Todos são convidados a participar nos eventos de celebração deste ano, a mobilizar as suas competências linguísticas e a ouvir com prazer as diferentes línguas utilizadas em seu redor. Para tal nem sequer é necessário viajar para fora do país; na sociedade globalizada de hoje, podemos encontrar outras línguas e culturas mesmo ao virar da esquina.
Objectivos do Dia Europeu das Línguas:
sensibilizar o público em geral para a importância da aprendizagem de línguas de modo a favorecer o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
promover a riqueza cultural e linguística da Europa como um património comum a preservar e a cultivar;
incentivar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora do contexto escolar, seja por razões de estudo, por necessidades profissionais e de mobilidade ou simplesmente pelo prazer de conhecer outras culturas.
O Dia Europeu das Línguas na BEMS:
Porque o Dia Europeu das Línguas este ano coincide com um sábado, dia não lectivo, a equipa da BEMS entendeu celebrá-lo num dia diferente. Assim, nas próximas terça-feira (turno da noite) e quarta-feira (durante o dia) serão levadas a efeito várias iniciativas em torno da Língua. Informações e iniciativas acerca do Dia Europeu das Línguas disponíveis em: www.coe.int/EDL