
Madalena Sotto, foi aluna e professora da nossa Escola. Por isso, no momento da escolha de um nome para a nossa biblioteca, a maior parte dos votos, recaiu sobre o seu nome.
Aristides Sousa Mendes salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Chamado de "o Schindler português", Sousa Mendes também teve a sua lista e salvou a vida de milhares de pessoas, das quais cerca de 10 mil judeus.
A 8 de Julho de 1940, Aristides, de volta a Portugal, será punido pelo governo de Salazar, que priva o diplomata de suas funções por um ano, diminuindo em metade o seu salário, antes de o enviar para a reforma. Para além disso, Sousa Mendes perde o direito de exercer a profissão de advogado. A sua licença de condução, emitida no estrangeiro, também lhe é retirada.
O cônsul demitido e sua família, bastante numerosa, sobrevivem graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa, que facilitou a alguns dos seus filhos os estudos nos Estados Unidos. Dois dos seus filhos participaram no Desembarque da Normandia.
Frequentou, juntamente com os seus familiares, a cantina da assistência judaica internacional, onde causou impressão pelas suas ricas vestimentas e sua presença. Certo dia, teve de confirmar: "Nós também, nós somos refugiados".
Em 1945, Salazar felicitou-o por Portugal ter ajudado os refugiados, recusando-se no entanto a reintegrar Sousa Mendes no corpo diplomático.
A sua miséria será ainda maior: venda dos bens, morte de sua esposa em 1948, emigração dos seus filhos, com uma excepção.
Aristides de Sousa Mendes faleceu muito pobre, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa. Não possuindo um fato próprio, foi enterrado com um hábito franciscano.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes, acedida em 18 de Julho de 2010
Passeio Aristides Sousa Mendes em Viena (Áustria)
Estado actual da casa de Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal - Viseu)
Neste encontro serão apresentados os posteres concelhios produzidos conjuntamente pelos Professores Bibliotecários dos concelhos de Entre Douro e Vouga e os respectivos SABES concelhios, com o apoio da Direcção Regional de Educação do Norte.
Estes posteres estarão expostos durante o mês de Agosto nas instalações da Direcção Regional do Norte.
Seguir-se-á uma palestra com a Dra. Ana Cabral da RBE, subordinada ao tema “Ler em REDE”.
Este Encontro contará com a presença de Professores Bibliotecários, Bibliotecários Municipais, Directores das Escolas / Agrupamentos, Directores dos Centros de Formação, Representante da DREN, Autarcas, Equipa de Apoio às Escolas de Entre Douro e Vouga e CIBE.
Programa do Encontro
14:00 – Sessão de abertura
14:30 - Apresentação dos posteres concelhios
15:15 - Pausa para café e visita aos posteres concelhios na BM de Castelo de Paiva
16:15 - Palestra – “Ler em Rede” – Ana Cabral – RBE
17:15 - Debate
17:30 - Encerramento
Vários foram os episódios e muita foi a matéria estudada para o concretizar do sonho que surgiu numa aula de Física.
Como objectivo pretendeu-se proceder à modelação de sinais sonoros, os das notas musicais, em sinais eléctricos.
O projecto começou a tomar forma quando, virtualmente, foi dividido para que todos os alunos estivessem simultaneamente envolvidos.
Procedeu-se então ao estudo para modelação 3D do projecto, a construção da maqueta, a compra de materiais, a decoração da casa, a delineação dos circuitos eléctricos necessários, o programa de iluminação computorizado, o estudo das frequências das notas musicais. Foi desenvolvido o hardware e software necessário para o controlo do sistema de iluminação a LED e dois motores. Para o efeito utilizou-se um circuito com microcomputador, tendo sido programado para fazer a recepção de um sinal alternado sinusoidal numa das suas entradas, determinar o valor da sua frequência (nota musical) e posteriormente poder activar a saída pretendida de acordo com a frequência presente, isto é, só uma frequência de valor específico é que permite activar ou desactivar uma saída pretendida. Finalmente foi feito o registo fotográfico do desenrolar de todo o processo para apresentação do produto final.
O objectivo final geral, mais do que o produto acabado é, sem dúvida, a melhoria das competências demonstradas pelos alunos participantes no projecto a nível de conhecimento científico, gosto pelas ciências, interesse pela disciplina de Física e trabalho entre alunos do Curso de Ciências e Tecnologias com alunos dos Cursos Profissionais, promovendo a troca de saberes teóricos e práticos."
A equipa da Biblioteca Escolar, dá os parabéns aos Professores envolvidos, mas sobretudo aos grandes obreiros deste projecto, os ALUNOS!
Para consultar o Livro com os projectos do Secundário, clicar aqui. Para todos os projectos, veja aqui.