quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Data comemorativa promove a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência visa melhorar a compreensão sobre as questões relativas à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

Para este ano de 2009, o lema das Nações Unidas é “Capacitação das Pessoas com Deficiência e das suas Comunidades em todo o Mundo”.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, coincide com o dia em que foi adoptado o Programa de Acção Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia-Geral da ONU, em 1982.

Em Março de 2007, cerca de 82 países, incluindo Portugal, assinaram a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promovendo o reconhecimento dos direitos humanos dos portadores de deficiência e incapacidades e a proibição da discriminação de que são alvo em todas as áreas. Desta forma, procuram responsabilizar toda a sociedade na criação de condições que garantam os direitos fundamentais destas pessoas.

ONU Enable - Dia Internacional das pessoas com Deficiência - em inglês

Comissão EuropeiaPela diversidade. Contra a discriminação.


Informação recolhida em http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/eventos/dia+deficiencia.htm , acedido em 2 de Dezembro de 2009, às 17:40

Sem comentários:

Enviar um comentário