terça-feira, 8 de junho de 2010

Lince - conversor para a nova ortografia

Do sitio Portal da Língua Portuguesa, foi retirada a seguinte informação:

" Desde 2009 está em vigor oficialmente em Portugal e no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO), sendo esperada a sua rápida adoção por parte de outros países da CPLP. Uma das questões potencialmente levantadas pelo AO tem que ver com a dificuldade e o tempo que acarreta a transição, por parte de instituições e do público em geral, para a nova ortografia. O Lince é uma ferramenta de apoio à aplicação do AO que tem como objetivo fazer face a estas necessidades, permitindo uma rápida adaptação às novas regras ao facilitar a atualização ortográfica de grandes volumes de texto de modo simples.

O que é o Lince

O Lince converte o texto de ficheiros nos formatos mais comuns para a nova ortografia, gravando o resultado num novo ficheiro com o nome do original, que é mantido, acrescido da indicação de se tratar do ficheiro 'convertido'.

O Lince não é um editor de texto nem um verificador ou corretor ortográfico, e apenas converte texto escrito corretamente segundo os instumentos ortográficos anteriormente em vigor, nomeadamente o Formulário Ortográfico de 1943, seguido no Brasil, e o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1945, vigente nos restantes países da CPLP, segundo as suas revisões de 1971 e 1973, respetivamente.

Tendo sido pensado tanto para o público em geral como para utilizadores com necessidades específicas, como empresas e profissionais que lidam com a língua portuguesa, o Lince oferece uma interface de utilização muito simples e também algumas opções de configuração.

Os formatos suportados são:

  • DOC e DOCX - documentos Microsoft Word
  • HTML - páginas web
  • ODT - documentos do OpenOffice.org
  • PDF - formato de documento portátil
  • RTF - formato de texto rico
  • TXT - documentos de texto
  • XML - linguagem de marcação
  • qualquer documento de texto simples sem anotação"
Para mais informação, pode clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário