sábado, 6 de novembro de 2010

Dia 6 de Novembro de 2010, 150º aniversário do nascimento de Bento Carqueja










Esta manhã, prosseguiu o programa de comemoração do aniversário de nascimento de Bento Carqueja.

Num primeiro momento e a partir das 9:30 no Largo da República (antiga Rua Direita) foi prestada homenagem ao aniversariante, com a presença de praticamente toda a sua família (Netos, Bisnetos e Trinetos)

Com a actuação da Tuna Feminina da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, K'rika Tuna, iniciaram-se os festejos, que continuaram com a presença duma Guarda de Honra, constituída pelos elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e pela Banda Filarmónica de São Martinho de Fajões.

De seguida, na frontaria do prédio onde nasceu o homenageado, foi descerrada, pela Senhora Dona Elisa Carqueja, dois trinetos de Bento Carqueja e pelo senhor Presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, a placa que ficou a assinalar os cento e cinquenta anos.

Seguiram-se os discursos:

Primeiro, uma lição magistral do professor António Magalhães, estudioso da História Local em geral e da figura do aniversariante em particular.

Seguiu-se a deposição duma coroa de flores, feita pela neta e pelo presidente da edilidade, na base do Busto do insigne Oliveirense, inaugurado faz hoje precisamente cinquenta anos, no dia da celebração do centenário do nascimento.

Depois, a senhora Dona Elisa Carqueja, no seu jeito afectivo, fez, mais uma vez, o elogio do seu querido avô. A terminar as intervenções, usou da palavra o senhor Presidente.

A encerrar, foi entregue, pela senhora vereadora Gracinda Leal, um ramo de flores à neta mais velha. Neste gesto, a Câmara pretendeu homenagear todos os familiares.

Às 11:30, na Pista Multiusos da Escola do Ensino Básico 2,3 Bento Carqueja, escola sede do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja, foi inaugurada uma oliveira, contemporânea de Bento Carqueja, oferta duma empresa da região que se dedica ao comércio de árvores centenárias.

De seguida, os presentes dirigiram-se ao Polivalente da Escola, apreciando, no percurso, uma faixa e um painel de azulejos existente na fachada do edifício principal da Escola e que assinalam, respectivamente, os 150 anos e a figura de Bento Carqueja.

No interior do pavilhão, foi possível escutar uma intervenção de alunos do 6.º ano de escolaridade que, através de palavras e da música assinalaram a efeméride. No final, os presentes tiveram a oportunidade de ver a exposição de trabalhos que na Escola assinala tão importante aniversário.

O programa prossegue pelas 21:30 no Cine-Teatro Caracas com um espectáculo de Dança, promovido pela autarquia e pela Escola de Dança Ana Luísa Mendonça.

Sem comentários:

Enviar um comentário