sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um início de tarde diferente ...

Hoje a Biblioteca Escolar Madalena Sotto, viveu algum rebuliço. Foram vários os motivos. Um desses motivos foi o preenchimento de um inquérito em linha, por dezasseis alunos do 11.ºA, inquérito esse que está a ser feito em vários países da União Europeia. 

Este inquérito foi promovido pela European Society for the Systemic Innovation of Education (ESSIE) que fez a seleção da turma a inquirir.

O espaço TIC da biblioteca foi adaptado para o efeito. Aos sete computadores fixos, foram adicionados doze portáteis que estavam preparados para o acesso às páginas do inquérito. Mas aquilo que não é previsível, aconteceu. A rede da Biblioteca está protegida contra o acesso a alguns sítios na WEB. Como essas restrições são "cegas", desta vez o impedimento coube a esta página: http://87.106.149.175/student3voc//(S(f2rn4j1umiz52ejbiuapsoij))/login.aspx.

Como solução de recurso, para além da utilização da rede administrativa (computadores do balcão de atendimento e do gabinete do professor-bibliotecário) usaram-se três dos quatro i-Pad's que foram recentemente adquiridos no âmbito do projeto Digileitur@s, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e que está em desenvolvimento na Escola.


Espaço TIC da BEMS preparado para 19 utilizadores
Alunos do 11.º A que foram os respondentes ao inquérito
A página que estava inacessível via computador tradicional (rede da Biblioteca) estava acessível no i-Pad
Aluna concentrada no preenchimento do inquérito (1)

Aluna concentrada no preenchimento do inquérito (2)


Sem comentários:

Enviar um comentário