Madalena Sotto numa cena de A Vizinha do Lado |
No dia em que se assinalam 95 anos sobre a data de nascimento, em Casal de Lavos, na Figueira da Foz, a equipa da Biblioteca Escolar Madalena Sotto endereça-lhe os Parabéns.
O Professor Avelino Cabral, autor da obra ESCOLA SECUNDÁRIA SOARES BASTO, UMA MONOGRAFIA ( Cabral
, Avelino Soares Escola Secundária Soares Basto : uma Monografia / Avelino Soares Cabral . - Oliveira de Azeméis : Município de Oliveira de Azeméis, 2011 . - 245 p. : il.
ISBN 978-989-96932-3-4), escreveu, sobre a patrona, no dia da inauguração da Biblioteca, a 7 de dezembro de 2007:
ISBN 978-989-96932-3-4), escreveu, sobre a patrona, no dia da inauguração da Biblioteca, a 7 de dezembro de 2007:
" (...)
Por outro lado, o Centro de Recursos / Biblioteca e Espaço Multimédia recebeu o nome de Madalena Sotto, aliás, Maria Madalena Pereira Othão, filha do pintor Othão Luís, Primeiro Diretor da Escola, e de Aida Augusta Pereira, Mestra de Trabalhos Femininos, aluna, e também ela, depois, Mestra de Tapeçaria, consagrada atriz ainda viva. O orador salientou a pertinência de se homenagear uma atriz, ao contrário da habitual opção pelo nome de um escritor: a valorização do leitor, através da figura do ator, enquanto leitor atento e recriador artístico que assume o relevantíssimo papel de comunicar a sua leitura a uma infinidade de espetadores. "Escolher uma atriz para patrono de um Centro de Recursos - Biblioteca e Espaço Multimédia é, assim, absolutamente adequado, porque é talvez a melhor forma de contemplar as suas duas funções essenciais - a leitura e a comunicação."
(...)"
Obra citada, pág. 201
Sem comentários:
Enviar um comentário