
Madalena Sotto, foi aluna e professora da nossa Escola. Por isso, no momento da escolha de um nome para a nossa biblioteca, a maior parte dos votos, recaiu sobre o seu nome.

Aristides de Sousa Mendes Cabanas de Viriato (Carregal do Sal, Viseu), 19 de Julho de 1885 — Lisboa, 3 de Abril de 1954) foi um diplomata português. Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, Sousa Mendes desafiou ordens expressas do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, António de Oliveira Salazar, (cargo ocupado em acumulação com a chefia do Governo) e concedeu 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.Aristides Sousa Mendes salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Chamado de "o Schindler português", Sousa Mendes também teve a sua lista e salvou a vida de milhares de pessoas, das quais cerca de 10 mil judeus.
A 8 de Julho de 1940, Aristides, de volta a Portugal, será punido pelo governo de Salazar, que priva o diplomata de suas funções por um ano, diminuindo em metade o seu salário, antes de o enviar para a reforma. Para além disso, Sousa Mendes perde o direito de exercer a profissão de advogado. A sua licença de condução, emitida no estrangeiro, também lhe é retirada.
O cônsul demitido e sua família, bastante numerosa, sobrevivem graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa, que facilitou a alguns dos seus filhos os estudos nos Estados Unidos. Dois dos seus filhos participaram no Desembarque da Normandia.
Frequentou, juntamente com os seus familiares, a cantina da assistência judaica internacional, onde causou impressão pelas suas ricas vestimentas e sua presença. Certo dia, teve de confirmar: "Nós também, nós somos refugiados".
Em 1945, Salazar felicitou-o por Portugal ter ajudado os refugiados, recusando-se no entanto a reintegrar Sousa Mendes no corpo diplomático.
A sua miséria será ainda maior: venda dos bens, morte de sua esposa em 1948, emigração dos seus filhos, com uma excepção.
Aristides de Sousa Mendes faleceu muito pobre, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa. Não possuindo um fato próprio, foi enterrado com um hábito franciscano.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes, acedida em 18 de Julho de 2010
Passeio Aristides Sousa Mendes em Viena (Áustria)
Estado actual da casa de Aristides Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal - Viseu)
Foi assinado ontem, dia 16 de Julho, pelas Directoras e pelos Directores das Escolas Secundárias e Agrupamentos de Escolas do Concelho, o Relatório Final a enviar à Rede de Bibliotecas Escolares, com o grau de execução da Candidatura de Mérito apresentada pelas Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal Ferreira de Castro em 2008 e que mereceu da parte da RBE, um financiamento.
O Jornal espanhol 20 minutos, publicou um conjunto de artigos sobre o tema dos Livros Digitais (e-Book's). Apesar de escritos em espanhol, são de muito interesse. Para aceder aos artigos, clique aqui.
Realiza-se no dia 5 de Julho de 2010, a última reunião interconcelhia de Bibliotecas Escolares, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva.
Neste encontro serão apresentados os posteres concelhios produzidos conjuntamente pelos Professores Bibliotecários dos concelhos de Entre Douro e Vouga e os respectivos SABES concelhios, com o apoio da Direcção Regional de Educação do Norte.
Estes posteres estarão expostos durante o mês de Agosto nas instalações da Direcção Regional do Norte.
Seguir-se-á uma palestra com a Dra. Ana Cabral da RBE, subordinada ao tema “Ler em REDE”.
Este Encontro contará com a presença de Professores Bibliotecários, Bibliotecários Municipais, Directores das Escolas / Agrupamentos, Directores dos Centros de Formação, Representante da DREN, Autarcas, Equipa de Apoio às Escolas de Entre Douro e Vouga e CIBE.
Programa do Encontro
14:00 – Sessão de abertura
14:30 - Apresentação dos posteres concelhios
15:15 - Pausa para café e visita aos posteres concelhios na BM de Castelo de Paiva
16:15 - Palestra – “Ler em Rede” – Ana Cabral – RBE
17:15 - Debate
17:30 - Encerramento
Ontem, foi um dia especial para os Alunos e Professores envolvidos no Projecto "Fado da Física" concorrente ao Prémio Ilídio Pinho no escalão Ensino Secundário.Vários foram os episódios e muita foi a matéria estudada para o concretizar do sonho que surgiu numa aula de Física.
Como objectivo pretendeu-se proceder à modelação de sinais sonoros, os das notas musicais, em sinais eléctricos.
O projecto começou a tomar forma quando, virtualmente, foi dividido para que todos os alunos estivessem simultaneamente envolvidos.
Procedeu-se então ao estudo para modelação 3D do projecto, a construção da maqueta, a compra de materiais, a decoração da casa, a delineação dos circuitos eléctricos necessários, o programa de iluminação computorizado, o estudo das frequências das notas musicais. Foi desenvolvido o hardware e software necessário para o controlo do sistema de iluminação a LED e dois motores. Para o efeito utilizou-se um circuito com microcomputador, tendo sido programado para fazer a recepção de um sinal alternado sinusoidal numa das suas entradas, determinar o valor da sua frequência (nota musical) e posteriormente poder activar a saída pretendida de acordo com a frequência presente, isto é, só uma frequência de valor específico é que permite activar ou desactivar uma saída pretendida. Finalmente foi feito o registo fotográfico do desenrolar de todo o processo para apresentação do produto final.
O objectivo final geral, mais do que o produto acabado é, sem dúvida, a melhoria das competências demonstradas pelos alunos participantes no projecto a nível de conhecimento científico, gosto pelas ciências, interesse pela disciplina de Física e trabalho entre alunos do Curso de Ciências e Tecnologias com alunos dos Cursos Profissionais, promovendo a troca de saberes teóricos e práticos."
A equipa da Biblioteca Escolar, dá os parabéns aos Professores envolvidos, mas sobretudo aos grandes obreiros deste projecto, os ALUNOS!
Para consultar o Livro com os projectos do Secundário, clicar aqui. Para todos os projectos, veja aqui.