quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prémio Ilídio Pinho, Menção Honrosa para a Soares Basto

Ontem, foi um dia especial para os Alunos e Professores envolvidos no Projecto "Fado da Física" concorrente ao Prémio Ilídio Pinho no escalão Ensino Secundário.

Foi diferente, porque foram ao Porto, à Escola Secundária Rodrigues de Freitas, receber das mãos da Senhora Ministra da Educação, o prémio relativo à Menção Honrosa, no escalão Secundário.

No poster que foi elaborado para o evento, foi resumido o projecto da forma que se transcreve a seguir:

"O Fado da Física consistiu numa aventura vivida por professores e alunos da Soares Basto, nas suas horas “livres”.

Vários foram os episódios e muita foi a matéria estudada para o concretizar do sonho que surgiu numa aula de Física.

Como objectivo pretendeu-se proceder à modelação de sinais sonoros, os das notas musicais, em sinais eléctricos.

O projecto começou a tomar forma quando, virtualmente, foi dividido para que todos os alunos estivessem simultaneamente envolvidos.

Procedeu-se então ao estudo para modelação 3D do projecto, a construção da maqueta, a compra de materiais, a decoração da casa, a delineação dos circuitos eléctricos necessários, o programa de iluminação computorizado, o estudo das frequências das notas musicais. Foi desenvolvido o hardware e software necessário para o controlo do sistema de iluminação a LED e dois motores. Para o efeito utilizou-se um circuito com microcomputador, tendo sido programado para fazer a recepção de um sinal alternado sinusoidal numa das suas entradas, determinar o valor da sua frequência (nota musical) e posteriormente poder activar a saída pretendida de acordo com a frequência presente, isto é, só uma frequência de valor específico é que permite activar ou desactivar uma saída pretendida. Finalmente foi feito o registo fotográfico do desenrolar de todo o processo para apresentação do produto final.

O objectivo final geral, mais do que o produto acabado é, sem dúvida, a melhoria das competências demonstradas pelos alunos participantes no projecto a nível de conhecimento científico, gosto pelas ciências, interesse pela disciplina de Física e trabalho entre alunos do Curso de Ciências e Tecnologias com alunos dos Cursos Profissionais, promovendo a troca de saberes teóricos e práticos."

A equipa da Biblioteca Escolar, dá os parabéns aos Professores envolvidos, mas sobretudo aos grandes obreiros deste projecto, os ALUNOS!

Para consultar o Livro com os projectos do Secundário, clicar aqui. Para todos os projectos, veja aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário