sábado, 1 de outubro de 2011

Mês Internacional da Biblioteca Escolar na BEMS

Hoje, primeiro dia de outubro, tem início o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Mais uma vez, a BEMS – Biblioteca Escolar Madalena Sotto, associa-se ao evento com uma série de realizações:

A Autora do Mês de outubro é a Amália Rodrigues. A maior cultora do Fado, essa música tão portuguesa, faleceu em Lisboa a 6 de outubro de 1999 e por isso mesmo é a autora que homenageamos este mês,

O mês de outubro inicia-se com a celebração do Dia Mundial da Música, dia de Santa Cecília. Para celebrar o dia, a BEMS promove uma exposição de instrumentos musicais, intitulada Outras Leituras, Dia Mundial da Música, que estará patente no espaço da Biblioteca entre os dias 2 e 7 do mês.

Esta exposição que envolveu a participação de muitos formandos, funcionários e professores, permite a qualquer visitante ver e conhecer instrumentos como um Gunibri, um Berimbau, um Djembê, uma Ocarina de Água, ou então um Dedgiridoo.

Mas como as Bibliotecas Escolares, instaladas em pelo menos todas as Escolas EB 2,3 e Secundária do país não são uma ilha isolada, o professor-bibliotecário propôs a realização de uma atividade que mostrasse a ligação entre as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Municipais. Essa atividade resultou numa exposição de fotografias, Parceiras D’Aventura, que vais estar patente ao longo de todo o mês de outubro.

Mas as atividades não acabam aqui. Estamos inscritos em dois projetos promovidos pela IASL - International Association of School Librarianship. O projeto de Marcadores de Livros, em que já temos uma escola parceira: uma escola da Irlanda. Estamos à espera do contato postal para podermos enviar os nossos marcadores feitos pelas formandas do Curso de Educação e Formação – Cuidados e Estética do Cabelo.

O outro projeto, é o Skype Project e estamos à espera de indicação do(s) nosso(s) parceiro(s) para conversas em linha, com a utilização do referido programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário