quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março, Dia Mundial da Floresta / Dia Mundial da Arvore

Porque hoje, dia 21 de março, em muitos países, entre os quais Portugal, se assinala o Dia Mundial da Floresta / Dia Mundial da Árvore, nós, na Biblioteca Escolar Madalena Sotto, queremos fazê-lo através de um excerto da obra do escritor oliveirense, José Maria Ferreira de Castro, "A Selva"




(...)
Amanhecia e a luz fosca que despertara Firmino branqueava agora a selva nas alturas, baixando rapidamente através das ramagens e iluminando as salas aéreas que por vezes se escortinavam entre a multidão vegetal. A meio, porém, dos fustes anciãos, onde já chegavam os chapéus novos dos infantes, essa grande claridade solar, marchando para a terra, encontrava a oposição da ramaria que ali se fechava espessamente em mancha ainda negrusca.
Por toda a parte havia uma orquestra invisível, feita de aves trinando melodias diferentes, que se diluíam frequentemente num ritmo tão suave que era quase o silêncio verificado, na véspera, por Alberto, mas agora mais vivo, mais alvoroçante e integrado no esplendor da manhã.
De quando em quando, como se alternassem, subia pelas narinas, perturbando o olfacto, um cheiro forte de húmus em combustão, de troncos e folhagem apodrecendo no solo negro e húmido; ou então errava, por largos trechos, um aroma de ignorado jardim, perfume original e precioso como nunca o recolheram os frascos caprichosos da França.
Adivinhava-se a luta desesperada de caules e ramos, ali onde dificilmente se encontrava um palmo de chão que não alimentasse vida triunfante. A selva dominava tudo. Não era o segundo reino, era o primeiro em força e categoria, tudo abandonando a um plano secundário. E o homem, simples transeunte no flanco do enigma, via-se obrigado a entregar o seu destino àquele despotismo. O animal esfrangalhava-se no império vegetal e, por ter alguma voz na solidão reinante, forçoso se lhe tornava vestir pele de fera. A árvore solitária, que borda melancolicamente campos e regatos na Europa, perdia ali a sua graça e romântica sugestão e, surgindo em brenha inquietante, impunha-se como inimigo. Dir-se-ia que  a selva tinha, como os monstros  fabulosos, mil olhos ameaçadores, que espiam de todos os lados. Nada a assemelhava às últimas florestas do velho mundo, onde o espírito busca enlevo e o corpo frescura; assustava com  o seu segredo, com o seu mistério flutuante e as suas eternas sombras, que davam às pernas nervoso anseio de fuga.
 Vista uma légua parecia ter-se visto tudo. Só a água, presa nos lagos ou deslizando nos rios e igarapés, quebrava, com a abertura de clareiras, o emaranhado aparentemente uniforme. E, contudo, havia ali uma variedade vegetal assombrosa, com milhentos indivíduos diferentes a confundirem-se e a engalfinhar-se mutuamente, como numa raiva surda, eviterna, mas quase com a mesma expressão. Daquela bárbara grandiosidade  e da sua estranha beleza uma só forte impressão ficava: a inicial, que nunca mais se esquecia e nunca mais também se voltava a sentir plenamente. Solo de constantes parturejamentos, obstinado na ânsia de criar, a sua cabeleira, contemplada por fora, sugeria vida liberta num mundo virgem, ainda não tocado pelos conceitos humanos: vista por dentro, oprimia e fazia anelar a morte. Só a luz obrigava o monstro a mudar de fisionomia, revelando as suas pesadas atitudes, mas persistindo sempre no seu ar enigmático.
(...)

Título: A selva
Menção de Responsabilidade: Ferreira, Castro
Editor e Edição: 39ª ed
Publicação: Lisboa : Guimarães , 2000
Assunto: Literatura portuguesa -- romance , Literatura portuguesa , Romance



Sem comentários:

Enviar um comentário