sábado, 26 de setembro de 2009

26 de Setembro, Dia Europeu das Línguas

Dia Europeu das Línguas, 26 de Setembro de 2009

Comunicado de Imprensa do Conselho da Europa

Falar com outras pessoas na sua própria língua ajuda a ultrapassar barreiras linguísticas e culturais”, afirmou a coordenadora do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural, Gabriella Battaini-Dragoni, por ocasião da 9.ª edição do Dia Europeu das Línguas. “Aprender línguas estimula a nossa sensibilidade para culturas diferentes, podendo contribuir para nos distanciarmos e olharmos a nossa própria cultura de uma outra perspectiva.”
Battaini-Dragoni lembrou que o Livro Branco do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural ‘Viver juntos – iguais em dignidade’ sublinha a importância da aprendizagem de línguas como um meio de desenvolver a curiosidade e a abertura ao Outro, evitando os estereótipos e descobrindo como pode ser enriquecedora a interacção com os outros.
A compreensão intercultural é a base para um diálogo profícuo.
O Dia Europeu das Línguas foi instituído pelo Conselho da Europa em 2001, Ano Europeu das Línguas, para celebrar a diversidade linguística e cultural. Todos são convidados a participar nos eventos de celebração deste ano, a mobilizar as suas competências linguísticas e a ouvir com prazer as diferentes línguas utilizadas em seu redor. Para tal nem sequer é necessário viajar para fora do país; na sociedade globalizada de hoje, podemos encontrar outras línguas e culturas mesmo ao virar da esquina.

Objectivos do Dia Europeu das Línguas:


  • sensibilizar o público em geral para a importância da aprendizagem de línguas de modo a favorecer o plurilinguismo e a compreensão intercultural;

  • promover a riqueza cultural e linguística da Europa como um património comum a preservar e a cultivar;

  • incentivar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora do contexto escolar, seja por razões de estudo, por necessidades profissionais e de mobilidade ou simplesmente pelo prazer de conhecer outras culturas.

O Dia Europeu das Línguas na BEMS:

Porque o Dia Europeu das Línguas este ano coincide com um sábado, dia não lectivo, a equipa da BEMS entendeu celebrá-lo num dia diferente. Assim, nas próximas terça-feira (turno da noite) e quarta-feira (durante o dia) serão levadas a efeito várias iniciativas em torno da Língua. Informações e iniciativas acerca do Dia Europeu das Línguas disponíveis em: www.coe.int/EDL

Sem comentários:

Enviar um comentário