quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dia 8 de Setembro - Dia Internacional da Literacia

Com a devida vénia, o texto que a colega Maria José Vitorino enviou para a lista de distribuição da RBE a propósito deste dia Internacional.

O dia 8 de Setembro foi designado como o Dia Internacional da Literacia (antes, da Alfabetização). Associada a esta comemoração a Organização das Nações Unidas decidiu, em 2003, instituir a Década da Literacia, que decorre de 2003 a 2012. Estas comemorações têm como objectivo salientar a importância da literacia na vida das pessoas e das sociedades.
Anteriormente o termo Literacia estava relacionado com a capacidade para ler, escrever, usar a linguagem e comunicar. Mais recentemente o conceito de Literacia alargou-se como estabelece a definição da UNESCO:
- Literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias, de acordo com os diversos contextos. A Literacia envolve um processo contínuo de aprendizagem que capacita o indivíduo a alcançar os seus objectivos, a desenvolver os seus potenciais e o seu conhecimento, de modo a poder participar de forma completa na sociedade?

A Literacia pode ser considerada como um dos recursos mais importantes de uma sociedade. A Literacia afecta positivamente o estatuto sócio-económico e o estado de saúde de pessoas e sociedades. A literacia em saúde é um instrumento fundamental para melhorar os níveis de saúde da população.
Ter conhecimentos sobre estilos de vida saudáveis e prevenção das doenças, nomeadamente, nutrição, doseamento do stress, problemas do sono e como preveni-los, envelhecer com saúde, prevenção de acidentes, entre outros, são contributos importantes para a literacia em saúde. Mas só por si são insuficientes.
É necessário que as pessoas, para além, de terem os conhecimentos os interpretem e compreendam, criando soluções que lhes permitam ter estilos de vida progressivamente mais saudáveis, seja através da capacitação individual ou da mudança contextual.
Este processo é contínuo, com a identificação constante das necessidades de conhecimentos, capacidades interpretativas ou de desenvolvimento de capacidades e potencialidades.
Para esta tarefa, sociedade, indivíduos e profissionais de saúde são parceiros na procura contínua de soluções que permitam aumentar a literacia em saúde dos PORTUGUESES.

retirado, com uma adaptação mínima, daqui: DGSaúde (Portugal) (acedido em 2009.09.08)



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