terça-feira, 15 de maio de 2012

Oliveira de Azeméis, cidade com vinte e oito anos

Celebra-se amanhã o vigésimo oitavo aniversário da elevação da Vila de Oliveira de Azeméis à categoria de Cidade.

Diz a história que o processo de elevação da Vila a Cidade, iniciou-se no dia 24 de junho de 1983, com a apresentação duma proposta, pelos deputados do Partido Social Democrata, eleitos pelo Distrito de Aveiro, Adérito Campos, Manuel Fonseca, Rocha de Almeida, Joaquim Monteiro, Mário Adegas e Ângelo Correia.

Depois de alguns trâmites, como por exemplo a emissão de um parecer, da autoria do deputado Manuel Moreira (PSD), a discussão, quer na generalidade quer na especialidade, ocorreu do dia 16 de maio de 1984. Na votação a proposta mereceu os votos unânimes dos parlamentares que nessa legislatura representavam os seguintes partidos: PS (Partido Socialista); PSD (Partido Social Democrata);  PCP (Partido Comunista Português); CDS (Centro Democrático Social); UESD (União da Esquerda para a Democracia Socialista ou União de Esquerda Socialista Democrática); ASDI (Acção Social Democrata Independente) e MDP / CDE (Movimento Democrático Português - Comissão Democrática Eleitoral). O Decreto da Assembleia 50/III, com a decisão, foi publicado a 7 de junho de 1984.

Em  28 de junho desse ano, é publicado no Diário da Republica, número 184 / III / 1, I.ª Série, a Lei 22 / 1984, com a decisão de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário